Acabei De Me Formar, E Agora?

Desde pequenos somos incentivados a estudar, portanto acabamos o ensino médio e já temos que decidir o que fazer, mas nem sempre temos certeza se é aquilo mesmo que a gente quer fazer para o resto de nossas vidas. Muitas pessoas passam por muitas experiências profissionais até se descobrir (caso você esteja passando por isso recomendo esse teste vocacional), mas é normal pois cada um tem seu tempo.

E quando você descobre que quer fazer um curso superior, tudo flui de uma maneira até você se formar…e a indecisão vem novamente: como será agora?

O primeiro passo para o futuro profissional são os estágios: algumas pessoas têm a oportunidade de realizá-lo durante o curso, mas isso não significa que terá um emprego efetivo, e nem que você acaba gostando daquele trabalho. 

Quem resolve atuar no mercado de trabalho acaba chegando a outro problema: a falta de conhecimento do dinamismo da sua carreira ou seja, a falta de experiência. A solução para esse problema é: ir aprendendo com seus erros. Para diminuir esses erros, uma ideia procurar pessoas que estão dispostas a te ajudar nessas situações, passando o conhecimento que ela já tem. Se você se formou em advocacia e está nessa situação recomendo esse curso de Como Despachar com o Juiz, que ensina um tópico específico para recém formados que provavelmente não tiverem na faculdade.

Outro passo seria investir em bolsas que a faculdade oferece: como intercâmbios, iniciação científica, projetos em gerais, que auxiliaram a saber se você deseja seguir a carreira acadêmica. E nem sempre as bolsas são dignas de sustento, então as pessoas costumam estudar e realizar “bicos” que são pequenos trabalhos apenas para complementar sua renda.

O ponto importante que eu gostaria de chegar é: não se desespere, enquanto algumas pessoas sabem exatamente o que quer, outras demoram um pouco mais para chegar nessa etapa, e toda e qualquer experiência nos agrega algo. 

Portanto, mantenha a calma, tudo vai dar certo! Apenas não deixe de tentar e fazer o que você gosta. Até a próxima pessoal.

CategoriesUncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *