A Importância da Experiência Profissional

Todo mundo que está a procura de um emprego, estágio ou até mesmo trainee já sentiu o peso que tem nos processos seletivos a experiência profissional ou a indicação.

Para os estudantes de universidades que estudam meio período, há possibilidades de obter experiência trabalhando em algum estabelecimento nos horários livres, mas isso geralmente é possível em universidades particulares ou cursos que possuem carga horária de meio período.

Os estudantes que cursam faculdade pública em período integral já não tem a possibilidade de trabalhar em outros horários, pois os horários de aula mais os horários de estudo, realização de trabalhos, projetos e tarefas para casa, além de dormir ja tomam todas as 24h disponíveis. Enquanto não está no período de fazer estágio, esse estudante pode adquirir experiência participando de atividades extracurriculares como grupos de extensão, iniciação científica, monitorias, entre outras possibilidades.

Há também aquele estudante que não participou de atividades extracurriculares por algum motivo (seja pessoal ou profissional), e que se forma com apenas a experiência que conseguiu do estágio, o que dificulta ainda mais na procura de um emprego. 

Mas de maneira geral, a experiência profissional é importante a todos. Muitas vezes também temos experiência profissional mas não é o suficiente para o que queremos fazer, é necessário realizar uma revisão daquilo que aprendemos. Em cursos com grande carga teórica e que duram muitos anos são exemplos, nenhum estudante vai lembrar tudo de todo o conteúdo que viu. Como por exemplo o curso de Ciências Contábeis, que forma contadores presentes em todo os ramos do mercado, tem duração de 4 anos e uma imensa carga teórica, se você tem prática em contabilidade, ou precisa de experiência ou apenas relembrar alguns conceitos recomendo o curso Contador Profissional.

Com experiência profissional, você mostra que tem um conhecimento prático além daquele passado nas universidades ou nos cursos em geral. Algo que aprendemos desde cedo é que a prática é bem diferente da teoria, e só aprendemos esses macetes praticando. 

Portanto, uma forma de você ter conhecimento é praticar! Como dizem por aí, a prática leva a perfeição e o erro à excelência.

CategoriesUncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *