Revisão Geral: A História do Brasil

Como nossa primeira revisão de alguns conteúdos, gostaria de dar um resumo sobre a história do Brasil. Apesar de os portugueses terem chegado ao Brasil a muito tempo atrás, nosso país é considerado novo, e por isso estamos em constante mudança e construção de como ele deve funcionar.

Vamos começar então em 1500: Os portugueses chegam ao Brasil, liderado por Pedro Alvares Cabral, e tem o primeiro contato com os habitantes daqui, os índios. Importante dizer que a relação entre eles foram os pivôs para os acontecimentos que iriam acontecer. Além disso, a primeira troca comercial era chamada de escambo. 

O segundo ponto importante foi entre 1530-1815: chamado de Brasil Colônia, e alguns pontos devem ser prestados atenção como as Capitanias Hereditárias, o extrativismo, a pecuária, a escravidão e a expansão territorial, foram alguns tópicos que resumem o contexto desse período de exploração e escravidão.

A independência do Brasil em 1822 marcou o fim do Brasil como colônia de Portugal, e alguns tópicos que podemos citar são: a nomeação do príncipe regente D.Pedro I, o dia do fico e o reconhecimento da independência do Brasil, como tudo na história leva tempo para se solidificar os novos acontecimentos e decisões, essa época foi marcada disso.

O primeiro reinado aconteceu em 1822-1831, também chamado de Brasil Império, foca-se em acontecimentos que levaram a algumas mudanças na administração do país.

O Segundo reinado entre 1831-1840 podemos citar alguns tópicos como a regência trina permanente, a cabanagem, a balaiada e a maioridade de D.Pedro. Houve várias mudanças no reinado nessa época, o que levou a vários acontecimentos importantes.

Em 1889-1930 têm-se a primeira república, momento histórico marcado pelo fim do reinado e o primeiro governo provisório, assembleia constituinte, presidência de Deodoro da Fonseca, coronelismo, movimento tenentistas, coluna prestes e a revolta da armada. Foi uma época de turbilhões, marcada pela disputa à presidência, e pelo abuso de poder.

A revolução de 1930, deu lugar a Era Vargas, Getúlio Vargas toma o poder e realiza várias mudanças no Brasil, até a Ditadura Militar.

De 1964-1985 teve-se a ditadura militar dada pela queda de João Goulart, a repressão aos movimentos sociais, censura, bipartidarismo, tortura, milagre econômico, presidentes da ditadura e o fim é marcada pela diretas já, assim como a eleição de Tancredo Neves.

Até o que nós conhecemos agora, a presidência do Brasil de 1985 – atualmente, marcada por políticos eleitos pelo voto direto. Para ver um guia completo da história do Brasil, recomendo o guia do estudante.

Atualmente, as pessoas estão argumentando mais e questionando mais a história. As crianças aprendem esse resumo durante ensino fundamental e médio, porém há outras versões. Caso você tenha interesse recomendo o Brasil Paralelo, um curso que possui uma visão independente da história.

Esse foi um resumo de alguns pontos importantes da história do Brasil, deixei alguns links citados para vocês se aprofundarem mais, e saiba que ainda não é o suficiente, procure em outras fontes sobre a história completa. Até mais!

CategoriesUncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *